O Nudging e os Insights Comportamentais Aplicados ao Poder Local
Introdução
As evidências recolhidas pelas ciências comportamentais durante as últimas quatro décadas, originaram a emergência de uma nova disciplina chamada "ciência comportamental," que procura aplicar estas evidências a problemas práticos. Este tipo de insights permitem uma perspetiva realista do "como" e do "porquê" nos comportarmos da forma como nos comportamos enquanto indivíduos e sociedades. Esse conhecimento, permite-nos desenhar e/ou redesenhar políticas, serviços e produtos de acordo com essa perspetiva, significativamente diferente da preconizada pela economia clássica, ancorada no modelo do agente económico racional.
Os resultados obtidos através desta abordagem, originaram a sua adoção por governos, instituições e empresas um pouco por todo o mundo. Este artigo pretende dar a conhecer os principais princípios da abordagem comportamental, o motivo pela qual se tem vindo a tornar tão popular, e o que pode permitir de novo, aos responsáveis do poder local.
A abordagem económica e jurídica à análise política, as duas principais matrizes de pensamento do estado durante o século XX, assumem que o comportamento dos cidadãos é governado maioritariamente por reações deliberadas aos incentivos e à informação com que são confrontados. De acordo com esta perspetiva, os cidadãos pesam cuidadosamente os custos e benefícios de cada alternativa disponível, e tomam a decisão que consideram maximizar os seus benefícios e os daqueles de quem gostam. Em claro contraste, a abordagem comportamental considera que muito do nosso comportamento é não-consciente, automático, determinado por pistas existentes no ambiente em que nos movemos, e pela forma através da qual as escolhas nos são apresentadas.
A Quarta Avenida
A Graça é um dos bairros Lisboetas mais típicos, preenchido por prédios antigos que colonizaram uma das mais belas colinas de Lisboa, com miradouros deslumbrantes sobre a cidade, e uma vida de bairro, incluindo o comércio local, rara nos dias de hoje. É também uma zona com problemas complexos, relacionados com o excesso de trânsito, pessoas e animais domésticos; que invadem as ruas apertadas e os passeios estreitos do bairro diariamente, tornando a convivência e o espaço urbano caóticos. Um dos problemas da zona são os dejetos caninos, que não são recolhidos pelos donos dos cães e que tornam a circulação pelo bairro ainda mais difícil e desagradável.
Assumindo que os responsáveis da Junta de Freguesia da Graça decidem que o excesso de dejetos caninos nos passeios do bairro é um problema que requer ação, quais seriam as alternativas consideradas? Tradicionalmente, seriam fundamentalmente 3, isoladas ou em combinação: 1) informação (dizer às pessoas como se devem comportar e porquê é que o devem fazer); 2) incentivos (alterar os custos e/ou os benefícios resultantes de um comportamento); e 3) legislação (prevenir ou exigir determinados comportamentos através da lei). Como todos sabemos, através do senso comum, raramente alguma destas estratégias funciona, no que toca a levar os donos dos cães a recolher os dejetos dos seus animais domésticos. Por essa razão, algumas cidades começaram a testar uma solução inovadora: colocar bandeiras, todas da mesma cor, nos dejetos caninos deixados pelos donos dos cães numa determinada zona da cidade. Na cidade de Seattle[1], nos Juanita Beach Park e Hazen Hills Park, voluntários "marcaram" mais de 250 dejetos caninos, durante um período de 3 semanas. A intervenção, juntamento com um aumento de recetáculos específicos para os dejetos caninos, contendo dispensadores de sacos para a remoção dos mesmos; originou uma diminuição de 68% na quantidade de dejetos caninos no início da iniciativa, e de 100%, no final das 3 semanas.
Conclusão
Este simples exemplo de uma intervenção comportamental, que tira partido de um princípio de Nudging chamado "Saliência:" a nossa atenção é atraída para estímulos que parecem novas e relevantes; é um entre muitos exemplos, espalhados pelo mundo inteiro, de como soluções inovadoras baseadas em evidências relacionados com a influência do contexto na tomada de decisão, podem tornar as políticas locais mais inteligentes, eficazes e baratas. A sua aplicação é transversal, desde o bem-estar do munícipe ao pagamento de taxas, passando pela sustentabilidade e cidadania.
Artigo de Diogo Gonçalves
Membro do Advisory Board da GestPME - Gestão e Consultoria Empresarial
CEO & Founder Nudge Portugal
B.A., Social and Organizational Psychology; Master, Data Science; Doctor of Philosophy (PhD), Behavioral Sciences; Professor Universitário no IST e no ISG.